Despedida da Senhora do Verão
Tomar é um dos lugares do nosso território mais profundamente ligados ao antiquíssimo culto da Grande Mãe, no seu aspecto de Deusa Dupla, Senhora do Inverno e Rainha do Verão. Trata-se duma memória especialmente viva nesta altura do ano, quando acabam os dias longos e ensolarados do Verão e o Inverno se anuncia e as mulheres e crianças de Tomar vão lançar pétalas de rosas ao Nabão, a 20 de Outubro, numa comovente despedida da Senhora que reinou nos últimos seis meses do ano.
As lendas de Tomar sobre a morte da Donzela Iria, levada a cabo por um pretendente rejeitado, não deixam de ecoar os mistérios de Elêusis, na Grécia antiga, e o mítico rapto de Perséfone/Proserpina, nas mitologias grega e romana, respetivamente. Na verdade, Iria, a Jovem Donzela, tem uma “morte” muito semelhante à abdução de Perséfone (ou Proserpina) por Hades (ou Plutão). A celebração deste feito na antiguidade acontecia precisamente em Outubro, época em que a semente desce à terra para se decompor, germinar e despontar na primavera – mitos agrários, cuja origem remonta a tempos áureos da cultura e espiritualidade da Deusa Mãe, embora já tingidos ou transformados pela tomada de poder patriarcal reflectida na violência de que é vítima a donzela às mãos do seu predador.
Iria do Verão, Brígida ou Beira, navegando agora nas águas do rio da Morte, da Dissolução e da Regeneração, onde se dissolve a velha forma para que outra possa nascer, gratidão pela fartura da terra, pelo calor do Teu Sol que amadureceu os frutos e trouxe convívio e alegria. Recebe as pétalas de rosas vermelhas como o sangue da vida, que te oferecemos em amor, esperança e gratidão. Elas expressam, além da nossa devoção por Ti, a nossa confiança no processo, no regresso da vida.
Convidamos-te então a vires connosco a esta bela celebração pagã, embora com alguma roupagem cristã, em Tomar. Ela começa com a nossa integração no grupo maior das e dos peregrinos de Tomar, juntamente com o qual lançaremos as pétalas de rosa que levamos, desde a ponte do Nabão, para depois prosseguirmos a nossa devoção própria em lugares de poder de Tomar. Aí, após a despedida da Senhora do Verão, acolhemos em devoção a Anciã Rainha do Inverno.
O convite fica lançado para uma bela e emotiva peregrinação a Tomar, no próximo dia 20 de Outubro, uma tradição que iniciámos há alguns anos, quando a Deusa entreabriu para nós o Seu véu, deixando-nos entrever o que se esconde por detrás dos Mistérios de Tomar…
Não esqueças que é em conjunto que podemos activar a Sua energia e resgatar a Sua força e poder antigos e eternos. Abençoada!
Encontro em Tomar, parque do Mercado Municipal pelas 9h30