A Formação de Sacerdotisas do Templo do Jardim das Hespérides

Na Tradição Celta do Arco Atlântico
PRIMEIRA ESPIRAL

Este treino desenrola-se em 2 anos, 2 espirais, 8 sessões presenciais, fim-de-semana completo, acompanhando os Festivais Solares do ano, com início pelo Samhain. 

O caminho duma Sacerdotisa da Deusa da Tradição Celta do Arco Atlântico é um caminho de devoção ao serviço da Deusa, tal como Ela se expressa no ciclo das estações, na paisagem física, no mito e na forma como comunica connosco. Neste treino, a nossa devoção centra-se em Cale, Calaica-Beira, Deusa do nosso território, nas Suas várias faces, sendo importante conhecer as Suas energias e o significado da devoção que Lhe dedicamos. 

1.º Fim-de-semana: Cale, a Anciã – a Morte e o Renascimento 

Criaremos o espaço cerimonial e o altar. Invocaremos as Deusas, animais e árvores da Roda do Ano de Cale do Jardim das Hespérides. Libertaremos o velho e plantaremos as sementes de intenção para o ano que iniciaremos juntas. Viajaremos ao Jardim das Hespérides para conhecer as suas nove guardiãs. Cruzaremos as águas da transformação de Atégina. 

 

2.º Fim-de-semana: Cale do Ar – a Quietude e o Tempo do Sonho

 Na quietude do Inverno criaremos cerimónias para honrar Ana, a Grande Avó, respiração espiritual do nosso território. Celebraremos o Solstício de Inverno, caminharemos com as nossas ancestrais e os nossos ancestrais. Aprenderemos sobre limpeza e proteção energética e realizaremos o abano de penas. Iniciar-nos-emos nas artes da Hespéride Germana, conhecedora das Estrelas.

 

3.º Fim-de-semana: Cale, a Donzela – o Despertar da Criatividade

Honraremos as águas dos poços sagrados de Brígida-Iria, Deusa Donzela da Cura, da Inspiração, da Forja, da Pastorícia e da Poesia. Sob a inspiração da Deusa cuidaremos das feridas da nossa Menina Interior e resgataremos a sua alegria, realizando a boneca e os talismãs de Brígida e dizendo e cantando a sua poesia.  Pedimos à Deusa que acorde e abençoe as sementes dos nossos projetos com a sua vara branca e acolheremos a sua nova Luz. 

 

4.º Fim-de-semana  – Cale do Fogo – Vitalidade e Poder pessoal

No Equinócio da Primavera, honraremos a energia das Deusas solares, da Primavera  e da Fertilidade do nosso território. Criaremos e percorreremos em cerimónia o Labirinto, propiciador de equilíbrio. Exploraremos o poder nas nossas vidas e construiremos o nosso bastão mágico.

 

5.º Fim-de-semana: Cale, a Amante – Cavalgando entre os Mundos

Em Beltane aprenderemos a cavalgar na Égua Branca de Iccona Loimina entre os três mundos. Discutiremos o lugar dos homens na espiritualidade da Deusa. Partilharemos os Mistérios do sangue. Acolhemos a presença da Deusa do Amor e da Beleza em nós através da dança. Criaremos em cerimónia a primeira coroa de flores. 

 

6.º Fim-de-semana: Cale das Águas – o Mergulho nas Profundidades

No Solstício de Verão quando na nossa tradição os véus se tornam mais ténues, honraremos as Deusas das Águas doces e salgadas da nossa tradição e conectar-nos-emos com as Senhoras dos Lagos, das Fontes e das nascentes, ativando a nossa memória, curando as nossas emoções e aprendendo a fluir com a água. Aprenderemos ainda sobre águas de cura, águas sagradas e bênçãos de água e da água. Consagraremos o nosso Cálice. 

 

7.º Fim-de-semana: Cale, a Mãe – a Colheita 

Em Lammas, primeiro festival das Colheitas, honraremos a Deusa no seu aspeto de Grande Criadora e Provedora, como Senhora do Grão, Senhora do Monte, a Senhora do Leite. Trabalharemos sobre o nosso poder de manifestação. Faremos oferendas e libações no nosso altar como forma de expressar a nossa gratidão à Deusa. Prepararemos o nosso trajo para a cerimónia de dedicação e faremos uma reapreciação dos votos elaborados para a cerimónia de dedicação no fim da Espiral como Irmãs e Irmãos das Hespérides. 

 

8.º Encontro: Dedicação à Deusa

Neste último fim-de-semana teremos ocasião de rever e confirmar tudo o que aprendemos ao longo desta primeira Espiral para depois numa cerimónia que terá lugar ao princípio da noite do segundo dia na natureza sagrada do Jardim das Hespérides aquelas e aqueles que o desejarem se consagrarem à Deusa como Irmãs e Irmãos do Jardim das Hespérides.  

SEGUNDA ESPIRAL 

Espiral presencial com início pelo Samhain, cada um dos oito encontros terá a duração de um fim-de-semana.

Durante oito fins-de-semana desenvolveremos as aptidões práticas duma Sacerdotisa no seu papel de Cerimonialista da Deusa, visionária, facilitadora, viajante entre mundos e amiga espiritual.

O papel duma Sacerdotisa é público, trata-se, portanto, de contribuir para que a Deusa regresse ao mundo, para que através de nós Ela se torne visível e operante.  Espera-se então que cada uma dê o melhor da sua habilidade para criar e apoiar eventos inspirados na Deusa, Templos e Comunidades de pessoas adoradoras da Deusa na nossa terra.  

Como parte do treino, és encorajada a colaborar enquanto Sacerdotisa nas cerimónias de celebração da Roda do Ano para pores em prática as tuas capacidades de Sacerdotisa da Deusa, bem como a participar em outros eventos da Deusa. Cada participante deve organizar e realizar três eventos públicos inspirados na Deusa no lugar onde reside habitualmente.

O ano termina com uma cerimónia especial de auto-iniciação como Sacerdotisa da Deusa, que inclui longa caminhada na natureza. 

1.º Encontro – Aprofundando os nossos votos de dedicação e suas implicações na nossa vida

Refletiremos sobre o sentido profundo dos votos que oferecemos à Deusa na nossa cerimónia de dedicação no final da primeira Espiral e no que eles implicaram e implicam como mudança na nossa vida, nos nossos relacionamentos, profissão, etc.  e como tais votos requerem compromisso e enfoque constantes. Refletiremos ainda sobre o papel e as responsabilidades duma Sacerdotisa no mundo atual. 

 

2.º Encontro – Criar cerimónias inspiradas e centradas na Deusa e conectar com a Sacerdotisa Arquetípica

Compreenderemos quais são os princípios básicos para criar cerimónias adequadas a várias circunstâncias que poderemos realizar como Sacerdotisas da Deusa e aprenderemos a criar e a manter a sacralidade do espaço cerimonial. Exploraremos a natureza da nossa Sacerdotisa arquetípica e aprenderemos a invocá-la e incorporá-la. Aprenderemos ainda a invocar a Deusa e a criar um contentor energético no qual a Sua energia possa ser sentida pelas pessoas presentes. Aprenderemos a ouvir e a responder à intuição e a ser sensíveis ao movimento nos campos de energia.  

 

 3.º Encontro: Criando e apresentando Cerimónias centradas na Deusa 

Círculo prático em que cada um/a apresenta cerimónias inspiradas na Deusa concebidas por si, recebendo o apoio e a reflexão de todos os elementos do círculo para e sobre o seu trabalho. 

4.º Encontro: Viajando entre mundos para a Cura e Recuperação da Alma

O Jardim das Hespérides é o Outro Mundo para além dos véus. Desse lado do mundo buscaremos a nossa própria realidade invisível atrás do véu das brumas marinhas que esconde a paisagem sagrada do Jardim Dourado das Hespérides do mundo ordinário. Trata-se dum véu etérico, um véu que separa o mundo visível do mundo espiritual invisível. Aprenderemos a viajar psíquica e espiritualmente de forma segura entre estes mundos para a cura pessoal e de outras pessoas, bem como para guiar e recuperar a alma. 

5.º Encontro: A Deusa e o Género

Ter a Deusa no centro das nossas vidas muda a forma como nos relacionamos com o género oposto. Neste encontro exploraremos a problemática do género na sociedade patriarcal em que vivemos e que emerge de forma particular no caminho da Deusa.

Que lugar atribuir ao Deus neste caminho? Refletiremos ainda sobre a forma como poderemos empoderar-nos enquanto mulheres e homens fora do sistema patriarcal em que vivemos, que promove a competição entre as pessoas e o desequilíbrio nas relações entre os géneros, para sermos quem realmente nascemos para vir a ser. Exploraremos ainda alguns dos mistérios femininos.

 

6.º Encontro: Lendo os sinais na Natureza e buscando visões 

A natureza da Deusa está em todo o lado e faz parte do trabalho da Sacerdotisa  aprender a ler os Seus sinais visíveis ao nosso redor na natureza quando nos abrimos a eles. Neste encontro aprenderemos a desenvolver a nossa visão e ouvido internos, bem como a ouvir a nossa intuição e seguir as suas mensagens. Aprenderemos a confiar na nossa visão e a desenvolver as nossas habilidades oraculares pelo recurso aos elementos da Sua natureza, que são o Espaço, o Ar, o Fogo, a Água e a Terra, recurso que poderá servir tanto na nossa vida quanto na da comunidade. 

 

7.º Encontro: Oráculo e Incorporação da Deusa

Servir a Deusa como Seu oráculo e veículo para a Sua manifestação neste plano são antigas artes praticadas pelas Sacerdotisas da Deusa como forma de serviço à comunidade. A Deusa é imanente e transcendente, Ela está dentro de cada um/a de nós como indivíduos e alma coletiva, e está fora como a grande origem de tudo o que é. O Seu amor conecta-nos com o universo inteiro. Neste encontro exploraremos a natureza da nossa própria alma, aprendendo a irradiar a energia da alma para o mundo, como fonte de amor, criatividade, generosidade e compaixão e aprenderemos a Incorporar a Deusa invocando a nossa Sacerdotisa arquetípica e tornando-nos a Sua Voz e manifestação física neste plano.

 

8.º Encontro: Cerimónia de auto-iniciação como Sacerdotisa da Deusa

Este encontro será o culminar da nossa preparação para nos iniciarmos como Sacerdotisas da Deusa, com consciência de estarmos no início duma longa jornada de profunda descoberta e serviço da Deusa e à Deusa. Depois de longamente e em cerimónia termos percorrido uma parte significativa do Seu corpo, haverá uma cerimónia de auto-iniciação como Sacerdotisa da Deusa. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO.